terça-feira, 17 de maio de 2011

Montando uma fonte chaveada :

         Com o intuito de ajudar a quem queira montar uma fonte chaveada ou mesmo por hobby  resolvi compartilhar com vocês um circuito muito interessante baseado no CI UC 3842 que é muito usado em fontes chaveadas devido ao baixo custo e alta eficiência, na verdade trata-se de um modulador de largura de pulso integrado.Observando o circuito parcial interno deste CI fica fácil de entender seu funcionamento:
                Veja que devido a um sinal de clock que vem de um circuito oscilador externo (oscilador RC que será mostrado mais adiante) isso habilita a saída do “latch” e este aciona o transistor ou mosfet  que está em serie com o resistor (que limita a corrente) e o enrolamento do transformador ,a saída do “latch” permanecerá assim até que um sinal vindo do enrolamento secundário indique que chegou próximo da tensão programada(tensão de erro) ou através de uma elevação excessiva de tensão no primário (que é proporcional a corrente no primário, veja que esta condição só é alcançada se a tensão programada na saída for muito alta ou se por algum motivo não existir a tensão Vo (o valor desta tensão no primario é 1V)) , note que se a tensão Vo for igual a zero o circuito não irá oscilar .
         Este CI pode funcionar de 10 a 20V(embora o máximo é de 30V ,mas o recomendado é nesta faixa) , para tensões abaixo de 16V ele requer um circuito “bootstrap(isso aumenta a impedância de entrada) para a partida inicial” (agora no popular : basta colocar um capacitor em paralelo com o zener interno do ci).
Este foi o circuito montado, tomei como base outro circuito na internet :

               Mesmo este CI possuindo internamente um Zener preferi colocar outro de 18V para melhorar a segurança, para o caso de surto de tensão,veja que o circuito é bem simples e o controle de tensão de saída é feito por meio do potenciômetro de 22K(pois a saida é isolada da entrada por meio de um optoacoplador) , caso não encontre o diodo SR304 pode-se usar qualquer outro diodo schotty (retirado de fontes chaveadas velhas que não funcionam mais),não serve diodo comum devido ao tempo de resposta e recuperação.
              A corrente de saída vai depender do resistor RS e do resistor de 100K(pode ser alterado para outros valores conforme tensão) para mais detalhes sobre este CI veja o datasheet do fabricante, http://uzzors2k.4hv.org/projectfiles/auxsmps/UC3842.pdf.
Com este circuito consegui algo entorno de até 1A na saída com 12V (usei um transformador de fonte chaveada de PC).

12 comentários :

  1. Olá a todos,gostei do circuito, a minha pergunta é...
    Posso inserir um tranformador de filtro depois dos retificadores?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. pode sim, este esquemático é básico dai vc pode inserir outros filtros tanto na entrada quando na saída, tudo depende da sua necessidade e aplicação!

    ResponderExcluir
  3. Boa dia amigo...
    Não entendo como o Resistor de 100k que alimenta o CI pode influenciar na corrente de saida do circuto. No datasheet desse componente diz que a corrente de saida esta limitada pelo componente RS e dado pela expressão Is(max)=1/RS. Saberia me informar mais sobre a questão da limitação de corrente. Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. neste projeto eu me preocupei apenas em manter a tensão dai quando a carga "puxa" mais corrente a tensão cai dai o circuito tenta compensar aumentando a largura de pulso e com isso aumenta se a corrente(até um limite máximo) e restabelece a tensão.

    ResponderExcluir
  5. esta fonte trabalha com as duas tensões tanto127V como220V

    ResponderExcluir
  6. Não me lembro se funciona com 110V(creio que vc terá que mudar o valor do resistor de 100K, pois ele está em serie com o diodo zener que alimenta o chip) .

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Vc pode regular no potenciômetro de 22K, em serie com o LED!

      Excluir
  8. quantas voltas tem no primário do trafo e quantas voltas no secundario?

    ResponderExcluir
  9. Na época que fiz o teste usei um trafo de fonte chaveada(tirado de sucata), por isso não sei quantas voltas tinha mas isso vai depender da corrente que vc que no secundário e da tensão.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de ver a opinião de alguém que montou, mas acho muito difícil esse circuito funcionar como está. Não tem como o CI fornecer energia para acionar o mosfet sendo alimentado por um resistor de 100k. No datasheet existe um enrolamento auxiliar para alimentar o CI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, tudo bem o mosfet é acionado por tensão e não corrente então basta ter a tensão suficiente para excitar o gate dele,se observar que o resistor está ligado a um diodo zener, verá que na saída do circuito terá a mesma tensão do zener o que faz o chip funcionar.

      Excluir

olá,digite aqui seu comentário!