além das adaptações físicas para fazer a interface com um PC é preciso cuidado ao usar alguns pinos como I/O(GPIO) pela interface Arduíno, pessoal pode crer essas dicas aqui poderão poupar tempo e evitar dores de cabeça, vamos então as dicas:
-> Usando as portas como saídas.
* Os GPIO'S 4,5,10,12,13,14,16 = funcionam sem restrição
* O GPIO 9 não funciona se colocar ele como saída o chip pode nem funcionar(fica resetado!).
* O GPIO 2 funciona, mas está ligado ao led da placa.dependendo do projeto deve ser colocado um resistor de pull_up para que seja possível uma gravação posterior pela serial rs232 (pois os pinos de GPIO'S 15,0,2 que configuram como deve ser a gravação).
* O GPIO 15 funciona, porém deve ser colocado um resitor de pull down de forma que uma gravação posterior pela serial seja possível(pois os GPIO'S 15,0,2 configuram como deve ser a gravação).
* O GPIO 0 funciona, porém no nodemcu a placa pode ficar travada se ele for ligado a base de um transistor(uso comum pra acionar reles) - cautela ao usar este pino.
-> Usando as portas como Entradas:
* Os GPIO'S 0,2,4,5,10,12,13,14,15,16 funcionam, apenas o GPIO 9 não deve ser usado pois reseta o chip quando entra em nível baixo.O pino 2 apesar de funciona está ligado ao led.
* Os cuidados para os pinos de configuração(os GPIO'S 15,0,2) devem ser observado caso queira programa o chip posteriormente, conforme já mencionado quando tratamos do uso das portas como saídas.
* a porta analógica funcionou perfeitamente.
-> As comunicações:
* A comunicação serial RS232 funcionou bem com as lib's do arduino.
* Usando os pinos que já vem no chip e que teoricamente é preparado para comunicação SPI não deu certo com as lib's nativas do Arduino (não sei o por que?)foi preciso emular uma SPI para que comunicasse com outros chips SPI.(veja um exemplo clicando aqui )
*A comunicação WIFI funciona bem, sendo muito estável,porém a senha da wifi deve ser obrigatoriamente maior que 8 caracteres ou em branco(aberta), caso contrario não troca o nome da wifi e nem aceita a senha(dá erro).
Um exemplo simples, para mostrar como o pino 9 pode "empacar" seu desenvolvimento é mostrado na imagem a seguir. Este simples código roda perfeitamente mas basta tirar as barras de comentário para perceber que seu programa ficara travado e não faz nada! o pior é que o software do Arduíno nem te alerta para este problema.
Espero ter ajudado alguém com essas dicas.
deixe seu comentário abaixo ou no Facebook.
Até a próxima!
Nenhum comentário :
Postar um comentário
olá,digite aqui seu comentário!