sexta-feira, 15 de julho de 2016

Brincando com leds - detector de cores

       Olá, hoje vou compartilhar algo simples mas que nem sempre pensamos, eu já havia visto pessoas usando led para gerar tensão e como sensor de luz, então resolvi  mostrar como montar um circuito que detecta cor.
       O circuito basicamente é um amplificador de diferenças(veja a figura abaixo),uma pequena tensão gerada pelo led é amplificada(chegando perto de 500mv) e logo depois é amplificado novamente para ter tensão e corrente suficiente para acender um led.

         Para detectar a cor vermelha por exemplo basta usar um led vermelho e para outras cores usar a mesma cor de led. Dependendo da cor do led ele pode acender para duas ou mais cores, por exemplo se usar um led verde ele ira detectar o verde e amarelo(veja o vídeo de demonstração abaixo) pois no amarelo existe componentes de luz verde. Para separar as cores basta usar três leds com as cores primarias verde, vermelho e azul veja a ilustração a seguir.

        No dia do teste eu não tinha nenhum led azul, usei o amarelo mesmo sabendo que ele não seria o indicado mas apenas para mostrar que o circuito funciona com qualquer led. Veja o vídeo :



        O principio de funcionamento é similar ao do fotodiodo,uma dica para saber mais de fotodiodo é acessar o link  http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/4715-art1181.É logico que usar um fotodiodo ou qualquer outro dispositivo especifico para receber a luz e converter em variações elétricas dão  maior sensibilidade e a filtragem da cor pode ser por meio de filmes colorido(um modo simples é usa papel celofane), mas aqui o intuito é meramente didático e informativo.
        OBS: os resultados foram melhores com leds de 5mm, já os de 3mm e smd não tem a mesma eficiência(geram um nível de tensão menor, as vezes insuficientes), outro detalhe é que os de alto brilho tem resposta melhor do que os foscos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

olá,digite aqui seu comentário!