terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Medindo tensão AC com o sensor AMF-16

Olá,
       hoje meu exemplo será diferente, apenas vou mostrar como funciona o sensor AC AMF16, é um sensor desenvolvido para quem não quer correr riscos tomando choques ou queimando seu hardware por conta de altas tensões a serem mensuradas.
       Este sensor é um produto que foi desenvolvido a nível de testes . Este sensor pode medir tensão senoidal,dente de serra,triangular e onda quadrada.
      A interface é algo simples bastando para isto uma porta serial do microcontrolador ou ligado a uma hardware especifico pra isso(tipo max 232 ou módulos bluetooth, confome já foi abordado em outras postagens aqui).Os dados recebidos pela porta serial estão no formato XXXX- onde "X" representa um numero de 0 a 9, o valor máximo lido é 1024(devido ao conversor de 10 bits).A porta serial deve ser configurada para Baud rate de 9600 ,8 bits de dados ,sem paridade e 1 stop bit.
     O sensor é na verdade uma placa de desenvolvimento com os conectores para fazer a integração com o hardware da sua aplicação(pode ser usado para Arduíno, pic ou qualquer outro dispositivo que tenha a porta serial integrada).Para mais informações consulte o pequeno  manual que montei e está disponível em : https://drive.google.com/file/d/0Bx9JeN0dmzXxNjhucVFIelA1MW8/view?usp=sharing .
       Para baixar o aplicativo para usar com Smartphone android acesse : https://drive.google.com/file/d/0Bx9JeN0dmzXxLTZJSHE1NHVCREU/view?usp=sharing .
       Para baixar o aplicativo para usar com o windows acesse : https://drive.google.com/file/d/0Bx9JeN0dmzXxTUpsU2xfZ1VKWDQ/view?usp=sharing.
          A seguir vou colocar os videos de demonstração, mas antes vejam a foto abaixo para saber o que é cada módulo que foi colocado na proto-o-board. O transformador é usado para alimentar a placa(sensor AMF16) ,este transformador pode ser trocado por um de 12V /100mA ou 9V/100mA(pra ficar menor e com baixo custo),os fios do secundário do transformador faz a  alimentação que passa por uma ponte de diodos(retificando a tensão) e então é ligada a alimentação da placa(veja os detalhes no manual).
         Como foi feito dois tipos de demostração tem se um modulo bluetooth(para comunicar com o android) e um circuito montado com o max 232 para comunicar com o windows.O sensor estava na configuração de uso até 1000V.  
     
         Em alguns momentos voces vão ver uma pequena divergencia de tensão isso se deve a precisão do ciruito que considero ser melhor do que a do multimetro pois ele tem mais casas decimais e devido a erros que todo multimetro tem quando se mede tensões fora de sua escala. Por exemplo meça uma tensão de 110V na escala de "x200V" e denovo numa escala de "x1000V" do multímetro e veja o quanto ele varia.Posso assegurar que o circuito funciona na escala de 1000V com tensões que vão de 30VAC a 1000VAC sem problemas de leitura, mas para melhor precisão use ele na escala de 40V para tensões de 8VAC a 40VAC, muito cuidado para não configurar errado e queimar o chip da placa veja no manual como fazer.
         Veja que a forma como os cálculos são feitos no celular e no PC dão uma diferença sutil por, exemplo no PC posso usar a divisão por raiz de 2 no Smartfone eu pego um valor aproximado de raiz de 2 e coloco pra dividir logo ocorre pequenas divergências, quanto menos arredondamentos tiver mais próximo do valor real fica.

Sensor AMF16 com o windows:


Sensor AMF16 com o Android:



Envie um email para : microcontroladores.c@gmail.com 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

olá,digite aqui seu comentário!