Furadeira CNC com o pic 16F877A.

           Olá, o intuito de compartilhar este projeto é para demonstrar o que se pode fazer juntando algumas dicas do blog, por exemplo aqui usei os seguintes exemplos:

Controlando 3 motores de passo:
http://microcontroladores-c.blogspot.com.br/2014/06/controlando-3-motores-de-passo-de-forma.html
ou ainda :
http://microcontroladores-c.blogspot.com.br/2013/05/controlando-motor-de-passo-via-serial.html

Display 4 linhas por 20 caracteres:
http://microcontroladores-c.blogspot.com.br/2015/02/usando-display-de-4x20-4-linhas-por-20.html

Usando serial com o PIC:
http://microcontroladores-c.blogspot.com.br/2013/03/rs232-com-o-mplab-xc8.html

           Como diz aquela frase famosa "não dê o peixe ensine a pescar", de certa forma todos esses anos tenho ensinado e ajudado muitas pessoas com dificuldade para aprender a programar microcontroladores, existe um grande material para o compilador XC8,CCS e AVR STUDIO, quem se interessar pelo assunto pode comentar no facebook,quem sabe a gente não cria algo legal com a ideia?
           Este projeto levou quase um ano pra ficar pronto,mas com dedicação mesmo posso considerar 3 meses,a parte mais demorada foi desenvolver o software, pois havia diversos formatos de arquivos e muitas variáveis para gerenciar.
           Para montar uma CNC barata e usando materiais reciclados, os motores de passo foram retirados de impressoras velhas,usei trilhos telescopico de gavetas(por serem mais fácil de ser montado com eles),parafusos de rosca sem fim,uma mini furadeira e outros materiais.
          A principio fiquei pensando se compartilhava o projeto ou não,mas como não vou ter tempo(nem grana suficiente) pra montar uma CNC maior resolvi compartilhar o projeto, quem sabe alguém não faz por mim este projeto com uma qualidade profissional, então vou deixar
uma pasta com os arquivos do esquematico + uma pasta com todo o projeto do MPlab + software para controlar a CNC.
          O modulo sem fio que usei pode ser trocado por um max232, e assim é possível fazer a comunicação com fio diretamente pela porta serial,pois o software é feito pra rodar com a porta serial.
          Um requisito pra rodar o software é ter o framework 3.5 ou superior, ele pode ser baixado no site da microsoft gratuitamente.Creio que este software rode no windows7 e no XP(não testei),pois aqui eu uso o windows 8.
          Para baixar todos os arquivos que estou disponibilizando acesse o link: https://drive.google.com/file/d/0Bx9JeN0dmzXxeHQ1dkpscjNla00/view?usp=sharing.
         Os arquivos de furação aceitos(que eu testei) pelo software são do Kicad e do antigo P-Cad, de outros programas de desenhos não sei dizer se irá funcionar.Veja abaixo algumas fotos do projeto e depois alguns videos:






Parte 1 - Detalhes da parte mecânica.

                                                           
              Parte 2 - Gerando o arquivo de furação.


Parte 3 - Usando o software para simular.


Parte 4 - Executando os furos com a CNC.




           Espero que cada pessoa que utilizar estes arquivos possam sempre que possivel contribuir com o blog postando arquivos e projetos  que possam auxiliar ou ajudar alguém que está precisando,para isto basta entrar em contato direto comigo que eu publico o material com todas as referencias de quem o fez, vamos nos unir para ser um grupo de pesquisa e consulta na Web,com pequenas ações podemos melhorar um pouco o mundo em que vivemos.
Até a próxima pessoal! 

9 comentários :

  1. Parabens pelo trabalho, tambem quero fazer uma mais a parte mecanica dificulta.

    ResponderExcluir
  2. Eu também tive esse problema, dai resolvi fazer de MDF pra testar, mas agora quero ver se consigo fazer uma melhor, essa dai foi reciclando motor de passo de impressoras e usando soluções mais em conta como trilhos de gaveta telescópica,soldei uma porca em uma pequena barra de ferro pra fazer o deslocamento e o acoplamento foi feito com mangueira de borracha para compensar os desníveis do parafuso de rosca sem fim.

    ResponderExcluir
  3. vc tem os arquivos do visual e do MCu pra me passar?

    se sim por favor me copia por email: rafa_apfelicio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!

    Seu trabalho ficou incrível!
    Eu vou tentar fazer aqui em casa tbm com uns motores velhos que tenho, a minifuradeira compro se tudo correr bem, mas vendo os arquivos me deparei com uma duvida: há varios arquivos .h, então, qual deles devo gravar no pic? Se não for incomodo, por favor me explique como fazer a gravação, meu email é o jonath_w_s@hotmail.com

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!

    Muito bom o seu trabalho, fico agradecido por você compartilhar seu material, espero poder conseguir fazer um modelo maior.

    Obrigado !

    ResponderExcluir
  6. ola! Boa tarde! você envia os arquivos font visual studio e PIC? Qual valor? Se puder responder por lupaens@hotmail.com Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, Parabéns!
    Vc poderia me enviar o source do visual e do MCU?
    souzaarp@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Voce já fez um grande favor disponibilizando os arquivos no seu blog,porém, estou a dias quebrando a cabeça para gerar o arquivo .hex para gravar no pic,já tentei no mplab antigo,nos mais recentes e da varios erros.

    ResponderExcluir

olá,digite aqui seu comentário!